Dor Lombar e Tratamento Médico

Por Dr. Pedro Ferro, seu médico de dor em Maceió ou Telemedicina (Brasil)

homem-dor-lombar

A dor lombar é uma dor na região inferior das costas. Geralmente tem relação com um sério problema de saúde e tem a probabilidade de tornar-se crônica e causar debilitação.

A prevalência de sentir dor lombar pelo menos uma vez na vida, é entre 85 e 90% da população.

Estudos relatam que atletas possuem maior probabilidade de sofrer com dores na coluna lombar.

A origem da dor lombar

A dor na região lombar pode ser causada por problemas em várias estruturas da coluna lombar, incluindo ligamentos, vértebras, discos intervertebrais, articulações, músculos, vasos sanguíneos e nervos.

Fatores de risco para dor lombar

Existem muitos fatores de risco para dor lombar, incluindo aspectos hereditários, sociais e psicológicos.

Os fatores psicológicos incluem ansiedade, stress e tristeza.

Entre os fatores sociais podemos citar o fumo, ter excesso de peso, praticar atividade física com pesos excessivos, levantar pesos e ter stress postural.

Já os fatores hereditários incluem o sexo e a idade.

Os fatores psicológicos podem influenciar na dor lombar

Ansiedade, tristeza, depressão e stress geralmente estão relacionados com a falta de exercício físico constante e orientado, o que pode levar a tensão muscular e inflamação. Esta tensão muscular pode resultar em dores crônicas na região lombar que são difíceis de tratar.

A depressão e a dor compartilham o mesmo mecanismo de transmissão no córtex posterior e tálamo, o que significa que pessoas com depressão têm mais chances de sofrer de dor crônica.

Os atletas apresentam maior probabilidade de ter dor lombar

Atletas que normalmente sofrem de dor lombar podem ter sofrido trauma ou terem histórico de sobrecarga muscular, especialmente em esportes que exigem flexão, hiperextensão e rotação. A incidência de dor lombar em atletas pode variar de 2% a 30% de acordo com alguns estudos.

As causas de dor lombar

A dor lombar pode ser dividida em dor nociceptiva, dor neuropática, dor mista e dor nociplástica. A dor pode provocar sensibilização central e periférica.

A Dor Nociceptiva

A dor nociceptiva é uma dor causada por lesão atual ou potencial em tecido não neural que promove ativação de nociceptores.

A ativação dos nociceptores pode ser devido a reposta química (inflamatória), mecânica (tensão ou compressão) e térmica. Os locais com mais nociceptores são grandes articulações, ligamentos e tecidos miofaciais.

A dor nociceptiva pode ser:

• Dor discogênica: Dor que se origina no disco intervertebral. É detectada através do exame físico e pode ser constatada por discografia.
  • Dor miofascial: Dor que se origina de sinais nociceptivos dolorosos em regiões de músculos, tendões e fáscia muscular. O diagnóstico pode ser feito através da palpação de pontos dolorosos, hipersensibilidade a palpação, dor referida na região muscular e reprodução da dor sentida normalmente, à palpação.
  • Dor na articulação sacroilíaca: Dor que se origina na articulação sacroilíaca ou em torno da região sacroiliaca. O diagnóstico é suspeitado através de exame físico e confirmado com o bloqueio diagnóstico da região sacroiliaca com anestésico local e corticoide para dor.
  • Dor na articulação facetária: Dor que se inicia na articulação da faceta. A faceta é uma articulação que une uma vértebra a outra.

O diagnóstico pode ser feito através de achados durante o atendimento.

A Dor Neuropática

A dor neuropática é uma dor causada por lesão no sistema somatossensorial, ou seja, lesão nervosa a nível central ou periférico. Geralmente, a dor neuropática vem em conjunto com a dor nociceptiva

A dor neuropática pode ser dividida em:

• Radiculopatia: Lesão no nervo causando redução de força ou de sensibilidade na região que é inervada.
  • Estenose de canal medular: Pode causar os sintomas de claudicação neurogênica.
  • Síndrome de piriforme: Dor na região de inserção do músculo piriforme na nádega que pode ter o trajeto da dor semelhante à região inervada pelo nervo ciático, já que o nervo ciático passa próximo ao músculo piriforme.
  • Dor radicular: Dor na região do corpo que é inervado pelo nervo, porém sem lesão nervosa. Esta dor é ocasionada por ativação dos nociceptores do nervo por outro mecanismo como tensão muscular ou inflamação.
  • Claudicação neurogênica: Dor que se origina na compressão de um ou múltiplas raízes nervosas no forame intervertebral ou canal espinhal. Os sintomas comuns são: dor com piora ao caminhar nas duas pernas, melhora no repouso, sintomas nas duas pernas, idade superior a 48 anos.

A Dor Mista

A dor mista é uma dor que pode ter tanto componente nociceptivo quanto neuropático. É importante distinguir entre esses tipos de dores para um melhor manejo no tratamento.

A sensibilização central e periférica

Sensibilização é um aumento na resposta dos neurônios nociceptores à estímulos normais ou uma resposta de dor normal a um estímulo doloroso menor.

A sensibilização pode ser periférica e central.

A periférica é a necessidade de um menor limiar de estímulo doloroso para ativar a resposta inflamatória a nível periférico.

A central envolve tanto uma resposta normal a estímulo doloroso menor a nível do córtex cerebral e da medula espinhal, como, também, neuroplasticidade e neuroadaptação, ou seja, áreas que antes não causavam dor passam a causar e estimular a dor por adaptação neural.

Os tratamentos para dor lombar

O tratamento para dor lombar será feita de acordo com a causa da dor, dentre as quais:

• Medicamentos
  • Fisioterapia
  • Acupuntura
  • Procedimentos intervencionistas: Infiltração transforaminal, Infiltração facetaria, Infiltração intradiscal, Infiltração de ponto gatilho, Infiltração da articulação sacroilíaca, Infiltração do músculo piriforme

Para maiores informações e tratamentos, é importante consultar um médico de dor.

Precisa de um médico que trata Dor Lombar em Maceió, AL ou por telemedicina?

O Dr. Pedro Ferro é médico intervencionista da dor e anestesiologista. Ele identificará e tratará eficientemente a sua dor para você parar de sofrer. Agende a sua consulta!

Fale via WhatsApp
Sua Mensagem